Patrimônios Culturais da Humanidade
O título de Patrimônio Cultural da Humanidade é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO) a monumentos, edifícios, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.
Com isso, a UNESCO busca não apenas catalogar, mas ajudar na identificação, na proteção e na preservação de bens culturais considerados especialmente valiosos para a humanidade. Esse objetivo está incorporado em um tratado internacional denominado Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, tendo sido aprovado pela UNESCO em 1972.
Confira abaixo a lista dos Patrimônios Culturais brasileiros:
- A cidade histórica de Ouro Preto (1980)
- O centro histórico de Olinda (1982)
- As ruínas jesuítico-guaranis de São Miguel das Missões (1983)
- O centro histórico de Salvador (1985)
- O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (1985)
- Brasília (Plano Piloto) (1987)
- O Parque Nacional da Serra da Capivara (1991)
- O centro histórico de São Luís (1997)
- O centro histórico de Diamantina (1999)
- O centro histórico da Cidade de Goiás (2001)
Os patrimônios Naturais: Tão encantadoras quanto a cultura brasileira são as riquezas naturais do país. Desde 1986, o Brasil já teve sete locais considerados Patrimônios Naturais da Humanidade: Parque Nacional de Iguaçu; Mata Atlântica: Reservas do Sudeste; Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica; Complexo de conservação da Amazônia Central; Área de conservação do Pantanal; Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas; e Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas.
Você pode saber mais sobre os patrimônios brasileiros no site da https://www.braziltour.com/