Comemoração
Comemoração

18 de Abril Monteiro Lobato e dia Nacional do Livro Infantil

José Bento Monteiro Lobato estreou no mundo das letras com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista.
Lobato nasceu em Taubaté , São Paulo em 18 de Abril de 1882. Ele é mais conhecido por um conjunto de ensino mas divertida de livros infantis , que compõem cerca de metade de sua produção. A outra metade, consistindo de uma série de romances e contos curtos para leitores adultos, foi menos popular, mas marcou um divisor de águas na literatura brasileira .
Monteiro Lobato jamais escondeu sua paixão pela pintura e gostaria de ter cursado uma escola de Belas Artes.
Por imposição do avô, seu tutor após a morte dos pais, acabou entrando para a Faculdade de Direito. Desistiu das artes plásticas e se fez escritor.
Entre outras coisas escreveu para crianças histórias da Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, boneca Emília, Visconde de Sabugosa e a assustadora Cuca.
O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura.Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê,a Cuca, dentre outros.
Monteiro Lobato